Madeiras

De Madeiras

As Madeiras


Coníferas e Folhosas (Softwoods e Hardwoods)

Coníferas e folhosas (softwoods e hardwoods) são dois grandes grupos de vegetais produtores de madeira.

Coníferas: caracterizam-se, principalmente, por possuir folhas em forma de agulhas e frutos em forma de cones com sementes expostas. No Brasil, a conífera nativa mais conhecida é o pinheiro-do-paraná cujo nome científico é Araucaria angustifolia. Uma outra conífera fornecedora de madeira é uma espécie exótica (nativa de outro país, mas cultivada por aqui) que é o pinus. O mais comum no Brasil é o Pinus elliottii, mas existem outros como o Pinus caribaea, Pinus oocarpa, Pinus taeda, Pinus patula etc. Podem ser encontradas ainda outras coníferas nativas como o pinho-bravo, pinho-do-brejo etc. (Podocarpus spp.) ou exóticas como o pinheiro-de-natal (Cunninghamia lanceolata), e os ciprestes (Cupressus spp.), mas geralmente utilizadas para paisagismo. Exemplo de conífera:

http://www.infoescola.com/biologia/coniferas-filo-coniferophyta/ (01/08/08)

Conífera brasileira: pinho-do-paraná – Araucaria angustifolia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arauc%C3%A1ria (04/05/12)

Folhosas: caracterizam-se, principalmente, pelas folhas largas e frutos com sementes envolvidas por uma casca. A este grupo pertence a grande maioria das espécies florestais brasileiras e aí estão incluídas a sucupira (Bowdichia nitida), o ipê (Tabebuia spp.), o mogno (Swietenia macrophylla), a andiroba (Carapa guianensis), o cedro (Cedrella spp.), o jatobá (Hymenaea courbaril), o pau-brasil (Caesalpinia echinata), o jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra) etc. Temos no Brasil uma folhosa exótica muito conhecida que é o eucalipto (Eucalyptus spp.). Exemplo de folhosa:

http://drrf.sraf.azores.gov.pt/Style%20Library/css/images/arvores_fundo.png (04/05/12)

Obs.: o termo conífera é a tradução correta para a palavra em inglês “softwood”, enquanto folhosa é a tradução correta para a palavra “hardwood”. Traduzir softwoods como madeiras macias e hardwoods como madeiras duras não é correto já que tanto entre as coníferas como entre as folhosas existem madeiras duras e madeiras macias.

Ferramentas pessoais
Línguas